
COMET R6 HP
Centro de maquinação CNC de 5 eixos controlados, específico para a maquinação de barras ou peças de alumínio, PVC, ligas leves em geral e aço. Apresenta dois modos de funcionamento: uma única área de trabalhos para barras de até 7,0 m de comprimento ou duas áreas de trabalho independentes no modo pendular. A máquina na versão HP possui 2 eixos adicionais para o posicionamento das morsas e dos batentes de referência que permitem o posicionamento das morsas em tempo mascarado durante o funcionamento no modo pendular. O 4o e 5o eixos permitem que o eletromandril gire por CN de -15o a 90o no eixo horizontal e de 0o a 720o no eixo vertical de modo contínuo, para realizar trabalhos na face superior e em todas as faces laterais do perfil. Possui um depósito de ferramentas com 12 alojamentos, no carro do eixo X, que também pode alojar uma fresa de disco. Também conta com um plano de maquinação móvel que facilita a operação de carga/descarga de peça e aumenta notavelmente a seção a usinar.
Modalidade pendular dinâmica
A modalidade de maquinação inovadora permite reduzir ao mínimo o tempo de inatividade da máquina durante as fases de carga e descarga das peças a usinar. O sistema permite, nas duas distintas e independentes áreas de trabalho, executar simultaneamente por um lado a carga/descarga dos extrudados, pelo outro as naquinações de peças, de comprimentos e/ou códigos diferentes. Esta solução torna a máquina muito flexível, particularmente indicada no setor da caixilharia e em pequenas encomendas, onde se exige o trabalho de pequenos lotes de peças diferentes entre si.


Cabeça elétrica de 5 eixos -R-
O eletromandril de 8,5 kW em S1 de binário elevado também permite realizar maquinações pesadas típicas do sector industrial. Opcionalmente, para aumentar ainda mais o desempenho, está disponível um eletromandril de 11 kW com um encoder para a roscagem rígida. A rotação do eletromandril ao longo dos eixos B e C permite realizar maquinações em 5 faces do perfil, sem a necessidade de reposicioná-lo. Pode ser utilizado tanto em alguns tipos de extrudados de aço quanto em perfis de alumínio graças à disponibilidade de um sistema de lubrificação, que pode ser programado pelo software, cujo depósito duplo permite a utilização de óleo com difusão mínima e de micro-névoa de emulsão de óleo.
Interface do operador
A possibilidade de rodar o monitor no eixo vertical permite ao operador ver o vídeo de qualquer posição. A interface do operador possui um ecrã táctil de 24" em formato 16:9, portrait mode, com ligações USB necessárias para a interface remota com o PC e o CNC. Também possui botoeira, rato e predisposição para a ligação do leitor de código de barras e da botoneira remota.


Armazém de ferramentas
O armazém porta-ferramentas, integrado no eixo X, localizado na parte inferior e em posição recuada com respeito ao eletromandril, permite uma redução drástica do tempo para a operação de troca de ferramentas. Esta função é particularmente útil durante as maquinações na parte superior e na extremidade final do extrudado, evitando o curso para atingir o depósito, já que este movimenta-se de forma solidária ao eletromandril nos relativos posicionamentos. O armazém é capaz de conter até 12 porta-ferramentas com as respetivas ferramentas, inclusive uma lâmina de no máximo 250 mm de diâmetro, configuráveis a critério do operador. Cada posição dos porta-ferramentas é equipada com sensor que deteta o posicionamento correto do cone.
Posicionador de morsas
O posicionamento dos grupos morsa é confiado a dois eixos, H e P, de controlo numérico, paralelos ao eixo X e com tope de referência integrado. Esta solução permite posicionar os topes ao longo de todo o comprimento da máquina, permitindo maquinações em modalidade multipeça com um perfil para cada par de morsas. Além disso, o posicionamento das morsas ocorre independentemente da condição operativa do mandril (eixo X).


Túnel oculto (Opcional)
Integrado à estética e ao design da máquina, graças a chapa perfurada que oferece transparência e leveza, o túnel abre e fecha quando necessário. Reduzindo o comprimento quando desejado, permite economizar espaço na oficina. A zona de saída da esteira transportadora de aparas e o seu motor são integrados na parte inferior com um design estético e funcional.