![Comet-S6HP-Desktop-01-kvW0](https://premaq.pt/wp-content/uploads/2023/07/Comet-S6HP-Desktop-01-kvW0.png)
COMET S6 HP
Centro de maquinação CNC de 4 eixos controlados específico para a elaboração de barras ou peças em alumínio, PVC, ligas leves em geral e aço. Prevê duas modalidades de funcionamento diferentes: a primeira, na modalidade monozona, permite a maquinação numa única área de trabalho de barras inteiras com comprimento máximo de 7 m; a segunda, na modalidade pendular, permite a execução de várias peças nas duas áreas de trabalho distintas. Todos os eixos CN são absolutos e não exigem a reposição a zero ao reiniciar a máquina. A máquina na versão HP dispõe de eixos suplementares que, na modalidade pendular, permitem o posicionamento dos tornos e dos batentes de referência em tempo mascarado aos processos de maquinação do mandril no campo de trabalho oposto. O 4º eixo permite que o eletromandril gire por CN de –15º a 90º no eixo horizontal, para realizar maquinações na face superior e nas faces laterais do perfil. Possui um depósito de ferramentas com 12 alojamentos, a bordo do carro do eixo X, com duas posições que podem alojar uma lâmina de diâmetro máximo de 180 mm e uma unidade angular. O plano de trabalho móvel facilita a operação de carga/descarga da peça em plena ergonomia e aumenta significativamente a secção maquinada no eixo Y.
![1](https://premaq.pt/wp-content/uploads/2023/07/1-4.jpg)
Posicionador de morsas
O posicionamento dos grupos morsa é confiado a dois eixos, H e P, de controlo numérico, paralelos ao eixo X e com tope de referência integrado. Esta solução permite posicionar os topes ao longo de todo o comprimento da máquina, permitindo maquinações em modalidade multipeça com um perfil para cada par de morsas. Além disso, o posicionamento das morsas ocorre independentemente da condição operativa do mandril (eixo X).
Interface do operador
A possibilidade de rodar o monitor no eixo vertical permite ao operador ver o vídeo de qualquer posição. A interface do operador possui um ecrã táctil de 24" em formato 16:9, portrait mode, com ligações USB necessárias para a interface remota com o PC e o CNC. Também possui botoeira, rato e predisposição para a ligação do leitor de código de barras e da botoneira remota.
![3](https://premaq.pt/wp-content/uploads/2023/07/3-5.jpg)
![4](https://premaq.pt/wp-content/uploads/2023/07/4.png)
Modalidade pendular dinâmica
A modalidade de maquinação inovadora permite reduzir ao mínimo o tempo de inatividade da máquina durante as fases de carga e descarga das peças a maquinação. O sistema permite, nas duas distintas e independentes áreas de trabalho, executar simultaneamente por um lado a carga/descarga dos extrudados, pelo outro as maquinações de peças, de comprimentos e/ou códigos diferentes. Esta solução torna a máquina muito flexível, particularmente indicada no setor da caixilharia e em pequenas encomendas, onde exige-se a maquinação de pequenos lotes de peças diferentes entre si.
Cabeça elétrica de 4 eixos -S-
O eletromandril de 8,5 kW em S1 de binário elevado permite realizar maquinações pesadas típicas do setor industrial. Como opção, está disponível um eletromandril de 10,5 kW com um encoder para a roscagem rígida. A rotação do eletromandril ao longo do eixo B permite realizar as maquinaçõesem 3 faces do perfil, sem ter que reposicioná-lo. Normalmente usado para maquinações de extrudados em alumínio, permite maquinações também em perfis em aço, graças à disponibilidade de um sistema de lubrificação de depósito duplo: por óleo com difusão mínima, ou micro-névoa de emulsão.
![2](https://premaq.pt/wp-content/uploads/2023/07/2.png)
![5](https://premaq.pt/wp-content/uploads/2023/07/5-5.jpg)
Armazém de ferramentas
O armazém porta-ferramentas, integrado no eixo X, localizado na parte inferior e em posição recuada com respeito ao eletromandril, permite uma redução drástica do tempo para a operação de troca de ferramentas. Esta função é particularmente útil durante as maquinações na parte superior e na extremidade final do extrudado, evitando o curso para atingir o depósito, já que este movimenta-se de forma solidária ao eletromandril nos relativos posicionamentos. O armazém é capaz de conter até 12 porta-ferramentas com as respetivas ferramentas, configuráveis a critério do operador. Cada posição dos porta-ferramentas é equipada com sensor que deteta o posicionamento correto do cone.
Versão HP
A Comet R tem dois modos de funcionamento: uma área única de trabalho para barras de até 7 m de comprimento ou duas áreas de trabalho independentes de modo pendular. A máquina na versão HP dispõe de 2 eixos suplementares para o posicionamento dos tornos e dos batentes de referência que permitem o posicionamento dos tornos em tempo mascarado durante o funcionamento no modo pendular.
![4](https://premaq.pt/wp-content/uploads/2023/07/4-1.png)
![7](https://premaq.pt/wp-content/uploads/2023/07/7-2.jpg)
Proteção do vidro
Segurança, perfeição, resistência, duração. Essas são as vantagens por ter escolhido o vidro para as proteções dos novos centros Comet. O vidro que também é fácil de limpar e menos sujeito a arranhões e desgaste. Os cortes da máquina são funcionais para indicar os estados da máquina, graças a uma interface cromática luminosa. Toda a viseira desliza para baixo, acelerando assim o carregamento das peças. Além disso, os extremos incluem proteções em alumínio que atuam como um plano de apoio.
Túnel oculto (Opcional)
Integrado à estética e ao design da máquina, graças a chapa perfurada que oferece transparência e leveza, o túnel abre e fecha quando necessário. Reduzindo o comprimento quando desejado, permite economizar espaço na oficina. A zona de saída da esteira transportadora de aparas e o seu motor são integrados na parte inferior com um design estético e funcional.
![7](https://premaq.pt/wp-content/uploads/2023/07/7-1.jpg)
![7](https://premaq.pt/wp-content/uploads/2023/07/7.jpg)