Phantomatic X6
Centro de maquinação CNC de 4 eixos controlados específico para a elaboração de barras ou peças em alumínio, PVC, ligas leves em geral e aço até 2 mm. Grupos de morsas com posicionamento automático. Todos os modelos podem operar na modalidade monopeça e multipeça, com uma única área de trabalho para barras com 7,7 mt de comprimento, no máximo. Os modelos PHANTOMATIC X6 e PHANTOMATIC X6 HP permitem trabalhar na modalidade pendular com duas áreas independentes. A versão PHANTOMATIC X6 HP, com 2 eixos suplementares para o posicionamento das morsas e dos topes de referência, permite o funcionamento na modalidade pendular dinâmica, efetuando o posicionamento das morsas em tempo mascarado. Dispõe de depósito de ferramentas com 8 alojamentos no carro eixo X capaz de alojar uma unidade angular e uma fresa de disco para efetuar maquinações nas 5 superfícies da peça. O 4° eixo do CN permite que o eletromandril gire de 0° a 180°, posicionando-se em qualquer ângulo intermédio. Portanto, a máquina pode efetuar trabalhos nas faces superior e lateral do perfil em qualquer ângulo dentro do intervalo.
Cabeça elétrica de 4 eixos -X-
O eletromandril de 7 kW em S1 de binário elevado permite realizar maquinações pesadas. O movimento do eletromandril ao longo do eixo A permite realizar as rotações de 0° a 180°, permitindo trabalhar o perfil em 3 faces, sem ter que reposicioná-lo. Pode ser utilizado tanto em alguns tipos de extrudados de aço quanto em perfis de alumínio graças à disponibilidade de um sistema de lubrificação, que pode ser programado pelo software, cujo depósito duplo permite a utilização de óleo com difusão mínima e de micro-névoa de emulsão de óleo.
Interface do operador
A nova versão de controlo, com interface suspensa, permite que o operador visualize o vídeo a partir de qualquer posição, graças à possibilidade de rodar o monitor no eixo vertical. A interface do operador possui ecrã táctil de 15" com todas as ligações USB necessárias para a interface remota com o PC e o CN. Também possui botoeira, rato e teclado, além da predisposição para a ligação do leitor de código de barras e da botoneira remota. Possui um conector USB frontal para a troca dos dados.
Topes pneumáticos
Na máquina há topes reforçados que permitem a referência para a barra, localizados um no lado esquerdo (padrão) e outro no lado direito (opcional). Cada tope, acionado por um cilindro pneumático, é do tipo retrátil e pode ser selecionado automaticamente pelo software da máquina, de acordo com as maquinações a realizar. As vantagens do tope duplo podem ser resumidas na possibilidade de carregar várias peças de perfil para trabalhar em modo multipeça, bem como a possibilidade de realizar o reposicionamento da barra ou da peça e realizar trabalhos em perfis particularmente longos.
Armazém de ferramentas
O armazém porta-ferramentas, integrado no eixo X, localizado na parte inferior e em posição recuada em relação ao eletromandril, permite uma redução drástica do tempo para a operação de troca de ferramenta. Esta função é particularmente útil durante as maquinações na parte superior e na extremidade final do extrudado, evitando o curso para atingir o depósito, já que este movimenta-se de forma solidária ao eletromandril nos relativos posicionamentos. O armazém é capaz de conter até 8 porta-ferramentas com as respetivas ferramentas, configuráveis a critério do operador. Um sensor deteta o posicionamento correto dos cones.
Modo pendular
Sistema de maquinação inovador que permite reduzir ao mínimo o tempo de inatividade da máquina durante as fases de carga e descarga das peças a maquinar. O sistema permite tanto a carga quanto a consequente maquinação de peças com comprimentos, códigos e maquinações diferentes, nas duas áreas de trabalho. Esta solução torna a máquina muito vantajosa no sector de portas e janelas e em pequenas encomendas, onde é solicitada a maquinação de pequenos lotes de peças diferentes entre si.
MORSAS
O software da máquina, em função do comprimento da peça e das maquinações a executar, é capaz de determinar, em segurança absoluta, a quota de posicionamento de cada grupo morsa. O posicionador automático permite engatar cada grupo morsa e deslocá-lo por meio da movimentação do carro. Esta operação é realizada com a máxima rapidez e precisão, evitando tempos longos e riscos de colisão e tornando a máquina facilmente utilizável mesmo por operadores menos experientes.