Quadra L2
Estação de trabalho de 18 eixos CNC, para realizar operações de fresagem, perfuração e corte em barras de alumínio e ligas leves. O QUADRA L2 é composto por um depósito automático e um sistema de alimentação com impulso para barras de até 7.500 mm, completo com movimentação da pinça para o bloqueio da barra. Graças ao movimento da pinça, o alimentador volta para a posição inicial permitindo simultaneamente ao carregador preparar a próxima barra. Na parte central estão o módulo de fresagem, os dois módulos de corte e o módulo de inserção. No módulo de fresagem com 4 eixos CNC estão instalados de 4 a 6 mandris elétricos que permitem trabalhar em todo o contorno da peça, mesmo que esteja direcionada. O módulo principal de corte é constituído por uma lâmina de Ø 600 mm com movimento descendente em três eixos CNC. O módulo secundário monta uma lâmina de Ø 350 com movimentos de avanço e rotação no eixo horizontal CNC. O módulo de inserção opera em dois eixos CNC através de um grupo de fresas. O QUADRA L2 inclui também um extrator automático da unidade de corte para o armazenamento da descarga. A unidade é constituída por um depósito com correias transversais para a descarga das peças trabalhadas com comprimento de até 4.000 mm (opcional de 7.500 mm). A unidade de trabalho inclui cabine de insonorização da parte central de operação que, além de proteger o operador, reduz o impacto acústico ambiental.
Módulo de corte vertical
O módulo de corte, gerido por CN, prevê uma lâmina circular de 600 mm de diâmetro de movimento descendente em 3 eixos, com um campo da -48° a +245° permitindo diversos tipos de faceamento dos extrudados. O bloqueio e a movimentação dos segmentos ocorre através de dois grupos de morsas motorizados em eixos de CN.
Alimentação de barras e descarga de peças automática
Sistema de posicionamento de barras de controlo numérico de alta precisão e velocidade. O sistema é dotado de pinça para bloqueio do perfil com regulação automática da posição na horizontal e na vertical em dois eixos CN. Para garantir o aperto de todos os tipos de perfil sem intervenções manuais, está disponível também o controlo numérico do eixo de rotação da pinça que, de outro modo, deve ser gerido manualmente. Os armazéns de carga e descarga de correias permitem a carga de perfis de comprimento até 7,5 m e a descarga até 4,0 m, como opção 7,5 m. Se for necessário, quer durante a fase de carga quer durante a fase de descarga, um sistema opcional de basculamento pode rodar a peça de 90° de forma automática.
Unidade de fresagem
O ponto forte de QUADRA L0 está na sua secção de maquinação de rolamento de giro, que inclui 4 unidades de maquinação controladas e interpoláveis em 4 eixos: X, Y, Z, A (rotação de 360° ao redor do eixo da barra). As unidades de maquinação montam eletromandris de alta frequência com arrefecimento a ar, ligação para ferramenta ER 32, com potência de até 5,6 kW em S1. Cada unidade de trabalho pode ser dotada de um sistema de libertação da área, por meio de corrediça sobre patins de esferas recirculantes, para aumentar a capacidade de trabalho.
Módulo de corte horizontal
Máquina de corte monocabeça com disco de corte descendente com controlo numérico, dotada de disco de corte de 350 mm e de um sector de corte: de -45° a + 45°. O ajuste de qualquer ângulo de corte é totalmente automático e gerido por CNC.
Módulo de faceamento
Unidade de faceamento dotada de um grupo de fresas com velocidade de rotação variável até 8.000 rpm. É dotada de troca rápida do grupo de fresas com comando pneumático. Interage com a unidade de corte horizontal com a qual partilha a trave de suporte. Os três módulos de corte e faceamento permitem descarregar as aparas numa abertura, que pode ser equipada opcionalmente com tapete de evacuação em aço.
Impressora de etiquetas (Opcional)
A impressora industrial de etiquetas permite identificar cada perfil cortado com características de identificação provenientes da lista de corte. Além disso, a impressão do código de barras permite a identificação fácil do perfil, particularmente útil para as próximas fases de maquinação em Centros de maquinação ou em linhas de montagem assistida.