TKE 943
Centro de maquinação CNC de 3 eixos com estrutura tipo pórtico móvel, projetado para furação, fresagem e enroscamento em barras ou peças de alumínio, ligas leves em geral e aço. A parte móvel da máquina consiste em um pórtico com cremalheira de precisão e acionamento por pinhão. O fuso elétrico de 5,5 kW com porta-ferramentas ISO 30 permite operações de maquinação, incluindo trabalhos pesados, com ótimos resultados em termos de velocidade e precisão. A máquina pode ser utilizada em modo duplo (modelo 7000) de forma a minimizar o tempo de parada da máquina, pois é possível a troca da peça (carga/descarga) e o ajuste automático das morsas em tempo "oculto". Também é possível carregar e, consequentemente, maquinar diferentes peças de trabalho entre as duas áreas de trabalho. O magazine automático de ferramentas está disponível em solução fixa a bordo da máquina com 4/8 posições, recomendado para maquinação monolugar. Caso contrário, está disponível um magazine automático de 8 posições a bordo do carro, ideal para permitir uma troca de ferramenta mais rápida e útil para a maquinação em modo duplo. O pórtico é dotado de um resguardo que, além de proteger o operador, também reduz o impacto sonoro no ambiente.
Armazém de Ferramentas
O armazém automático de ferramentas vem em duas configurações diferentes. O primeiro possui um ou dois magazines fixos de 4 lugares instalados no lado esquerdo da máquina e é específico para operação em uma única área de trabalho em modo de peça única ou multipeça. A segunda configuração exclui ou integra os depósitos fixos, com um depósito automático de 12 lugares instalado no carro que se move no eixo X. Esta solução, necessária para maquinação em modo duplo (somente mod. 7000 mm), reduz consideravelmente os tempos de troca de ferramenta e consequentemente aumenta a produtividade e eficiência da máquina.
Morsas
A morsa pode garantir a fixação correta e segura de grandes perfis de alumínio, aço e ligas leves. O tamanho do torno e o longo curso Y do eletromandril permitem a maquinação de grandes perfis para todos os tipos de aplicações civis e industriais. Cada unidade desliza sobre a mesa da máquina, o posicionamento é manual. Os contrablocos podem ser montados com rapidez e precisão, tornando a máquina extremamente versátil. A morsa está disponível opcionalmente na versão com duplo retentor para maquinar dois perfis em paralelo.
Eletromandril
O eletromandril de 5,5 kW em S1 está equipado com troca automática de ferramentas e refrigeração a ar com ventilador elétrico. Com seu alto valor de torque, também pode realizar maquinações pesadas típicas do setor industrial. Pode ser utilizado tanto com alguns tipos de aço extrudado quanto com perfis de alumínio, graças ao sistema de lubrificação com névoa spray de emulsão de óleo ou, opcionalmente, com mínima difusão de óleo.
Posicionamento do Perfil
A máquina está equipada com dois batentes de referência manuais retráteis robustos e precisos, usados para maquinar um ou dois perfis no modo de operação de peças múltiplas ou duplas (somente modelo 7.000). Um sistema de laser está disponível para posicionar com precisão as peças de trabalho na superfície de trabalho; ele lê cada perfil e define a referência sem a necessidade de paradas mecânicas.
Morsas Adicionais (Opcional)
Se necessário, é possível instalar morsas adicionais além do equipamento padrão da máquina. Desta forma, é possível garantir a fixação perfeita de barras ou secções de barras, mesmo em casos complexos em termos de número, tamanho ou tipos de perfis a serem maquinados. Além disso, as morsas adicionais permitem maior versatilidade na posição da morsa em função do comprimento das peças e da maquinação a ser realizada.
Medidor de perfil dimensional (opcional)
A máquina pode ser opcionalmente equipada com um dispositivo eletrónico que corrige automaticamente os erros dimensionais da peça em comprimento, largura e altura. Desta forma, a precisão da máquina não é influenciada pelas diferenças entre as dimensões teóricas e reais da peça durante a maquinação. Este dispositivo apalpa com precisão o desbaste da peça em várias posições, corrigindo a maquinação em todo o seu comprimento, mesmo com perfis deformados ou empenados.