TKE 954
Centro de maquinação móvel tipo pórtico CNC de 4 eixos, projetado para furar, fresar e rosquear em qualquer ângulo de -90° a +90° em barras ou peças em alumínio, PVC, ligas leves e aço de até 2 mm de espessura. A parte móvel da máquina é composta por um pórtico com dupla motorização de pórtico sobre uma cremalheira de alta precisão. A cabina de segurança local, fabricada em tecnopolímero, foi concebida para combinar máxima funcionalidade, acessibilidade, insonorização e luminosidade com requisitos de segurança e ergonomia. O operador possui amplas superfícies envidraçadas para verificar a execução da maquinação e fácil acesso durante a limpeza e manutenção. O interior da cabine garante o transporte de cavacos para o sistema de coleta disponível na base. O eletromandril de 8,5 kW é capaz de realizar maquinações pesadas com resultados excelentes, rápidos e precisos. O magazine de ferramentas de 12 lugares, integrado ao pórtico móvel, possui duas posições dedicadas para segurar uma lâmina com diâmetro máximo de 250 mm e um cabeçote de maquinação angular. Inclui dois modos de operação diferentes: o primeiro, em modo zona única, para maquinação de barras inteiras em uma única área de trabalho, de até 7 m de comprimento; o segundo, em operação dupla, para trabalhar em várias peças nas duas áreas de trabalho separadas. Na versão com sistema de movimentação de pinças nos eixos H e P, a máquina pode ser utilizada em duplo funcionamento dinâmico, método de trabalho que permite reduzir ao mínimo os tempos de parada da máquina, pois permite a disposição automática das pinças em tempo de operação concorrente em relação ao os processos de maquinação do fuso no campo de trabalho oposto. O TKE 954 possui um scanner a laser para controle de acesso mais preciso e avançado à máquina, elevando os padrões de segurança e interface operador/máquina. Em operação dupla, o scanner a laser, ao contrário das cortinas de luz, permite, de tempos em tempos, a programação adequada das duas áreas de trabalho separadas no eixo X, aumentando a flexibilidade de uso da máquina.
Armazém de Ferramentas
O armazém de ferramentas possui 12 lugares, dois dos quais são dimensionados para acomodar cabeçotes de maquinação angular e fresas de disco com diâmetro máximo de 250 mm. A posição do magazine, instalado a bordo do pórtico, permite minimizar os tempos de troca de ferramentas e otimizar os ciclos de trabalho. Foi desenvolvida uma solução para manter a carcaça dos cones porta-ferramentas separada da área de maquinação para uma melhor limpeza do armazém.
Mordaças e pendular dinâmico
A morsa pode garantir a fixação correta e segura de grandes perfis de alumínio, aço e ligas leves. A estrutura da morsa, em particular o amplo curso em Y, permite a maquinação de grandes perfis, atendendo assim aos requisitos típicos de aplicações industriais e de portas. Cada morsa pode ser configurada com dispositivo de fixação dupla para a maquinação de dois perfis paralelos. Na versão HP, o posicionamento da morsa é gerida por eixos CNC adicionais. Em modo de duplo funcionamento dinâmico, o CNC gere simultaneamente o movimento das morsas e do pórtico móvel nas duas áreas de trabalho separadas, permitindo assim aumentos significativos de produtividade.
Cabine integral de proteção
A cabine de proteção local foi projetada para garantir a máxima funcionalidade, acessibilidade e luminosidade de acordo com os requisitos de segurança e ergonomia. O design particular e inovador ajuda a criar uma máquina única e inconfundível. O operador conta com amplas superfícies de vidro para controlar a execução dos preparos e amplo acesso às partes internas para manutenção e limpeza. A estrutura interna otimiza o transporte de limalhas para o fundo, facilitando as fases de manutenção e limpeza de todos os pontos sensíveis.
Eletromandril
O eletromandril - 8,5 kW em S1 - com porta-ferramenta HSK-63F e refrigeração a água com unidade chiller, também pode executar a maquinação pesada típica do setor industrial. Além disso, o alto torque garante operações fáceis de perfuração, fresagem e corte. O movimento do eletromandril ao longo do eixo B realiza rotação de -90° a +90°, permitindo trabalhar nas 3 faces do perfil sem a necessidade de reposicioná-lo. Um eletromandril de 10 kW com encoder para maquinação pesada está disponível como opcional.
Laser de Scan
A proteção do operador é controlada por um sistema de monitorização da área de trabalho usando um scanner a laser. Este sistema de controlo inteligente, somado à ausência de referências fixas no centro da máquina, é particularmente útil no modo pendular, pois permite gerir as duas áreas de trabalho em configurações variáveis, mesmo assimétricas e programáveis conforme a necessidade. A máquina é extremamente segura e ao mesmo tempo flexível e adequada para os vários requisitos de trabalho.
Impressora de Etiquetas (opcional)
A impressora de etiquetas industrial permite que cada perfil de corte seja identificado com características de identificação da lista de corte. Além disso, a impressão do código de barras permite uma fácil identificação do próprio perfil, o que é particularmente útil para as etapas de maquinação subsequentes em centros de maquinação ou linhas de montagem assistidas.