TKE 955
Centro de maquinação de 5 eixos com controle numérico e portal móvel. É utilizado para furar, fresar e rosquear barras ou peças de alumínio, PVC, ligas leves e aço de até 2 mm de espessura, em qualquer ângulo de -90° a +90°. A parte móvel da máquina é composta por um duplo pórtico motorizado com cremalheira de precisão. A cabine de proteção local, fabricada em tecnopolímero, foi projetada para combinar a máxima funcionalidade, acessibilidade, insonorização e luminosidade com requisitos de segurança e ergonomia. O operador dispõe de grandes superfícies de vidro para controlar a execução das preparações e de fácil acesso durante as fases de limpeza e manutenção. O interior da cabine garante o transporte das aparas até o sistema de coleta disponível na base. O eletromandril com 11 kW de potência permite realizar processos difíceis, com excelentes resultados de precisão e rapidez. O magazine de ferramentas integrado no portal móvel pode acomodar 10 ferramentas; um segundo carregador tem duas posições específicas, um disco de 400 mm de diâmetro e um segundo disco de 180 mm de diâmetro. Prevê dois modos de funcionamento distintos: o primeiro, em modo de uma zona, permite a produção de uma única área de trabalho de barras inteiras com um comprimento máximo de 7 m; a segunda, em modo pêndulo, permite a execução de várias peças nas duas zonas de trabalho distintas. Na versão com sistema de movimentação de mandíbulas nos eixos H e P, a máquina pode ser utilizada em modo pêndulo dinâmico, método de trabalho que reduz ao mínimo o tempo de parada da máquina, pois permite o arranjo automático das mandíbulas "simultaneamente" com o mandril processos de fabricação na área de trabalho oposta. O TKE 955 incorpora um scanner a laser que permite o controle de acesso ao painel frontal de forma mais precisa e avançada, otimizando a segurança e os padrões de interface operador/máquina. Em modo pêndulo, o laser scanner permite a programação de áreas de trabalho assimétricas no eixo X, para produzir peças de diferentes dimensões usando 4 configurações diferentes para aumentar a flexibilidade de uso da máquina.
Armazém de Ferramentas
O armazém porta-ferramentas possui 10 posições no lado do operador, além de um armazém adicional de duas posições para lâminas de Ø400 e Ø180 mm, na parte traseira. A posição do armazém, instalada no portal, permite reduzir ao mínimo os tempos de troca de ferramentas e otimizar os ciclos de trabalho. O alojamento dos cones porta-ferramentas é separado da área de processamento para uma melhor limpeza do depósito.
Mordaças e pendular dinâmico
O grupo de mordaças garante o bloqueio correto e seguro de perfis de alumínio, aço e ligas leves. A estrutura das mordaças, especialmente o curso largo em Y, permite trabalhar grandes perfis para atender às exigências típicas de aplicações industriais e de serralharias. Todos os grupos de mordaças podem ser configurados com uma prensa dupla para maquinação de dois perfis em simultâneo. Na versão HP, a posição das mordaças é gerida pelos eixos auxiliares do CNC. No modo pêndulo dinâmico, o CNC gere simultaneamente o movimento das morsas e do portal móvel em duas áreas de trabalho diferentes, o que produz um aumento significativo na produtividade.
Cabine integral de proteção
A cabine de proteção local foi projetada para garantir a máxima funcionalidade, acessibilidade e luminosidade de acordo com os requisitos de segurança e ergonomia. O design particular e inovador ajuda a criar uma máquina única e inconfundível. O operador conta com amplas superfícies de vidro para controlar a execução dos preparos e amplo acesso às partes internas para manutenção e limpeza. A estrutura interna otimiza o transporte de limalhas para o fundo, facilitando as fases de manutenção e limpeza de todos os pontos sensíveis.
Eletromandril
O eletromandril S1 de 11 kW com cone porta-ferramenta HSK-63F com encoder para uma maquinação particularmente complexa e rosqueamento rígido, refrigerado a água com unidade de refrigeração, permite maquinações pesadas, típicas do setor industrial. A rotação do eletromandril ao longo dos eixos A e C permite realizar a maquinação em 5 faces do perfil, sem a necessidade de reposicioná-lo.
Laser de Scan
A proteção do operador é controlada por um sistema de monitorização da área de trabalho usando um scanner a laser. Este sistema de controlo inteligente, somado à ausência de referências fixas no centro da máquina, é particularmente útil no modo pendular, pois permite gerir as duas áreas de trabalho em configurações variáveis, mesmo assimétricas e programáveis conforme a necessidade. A máquina é extremamente segura e ao mesmo tempo flexível e adequada para os vários requisitos de trabalho.
Impressora de Etiquetas
A impressora de etiquetas industrial permite que cada perfil de corte seja identificado com características identificadoras da lista de corte. Além disso, a impressão do código de barras permite uma fácil identificação do perfil, especialmente útil para as fases posteriores de maquinação em Centros de Maquinação ou em linhas de montagem assistida.