TKE 985
Centro de maquinação CNC de 5 eixos com estrutura de pórtico móvel. Desenvolvido para fresamento, furação, rosqueamento e corte em barras ou grandes peças de alumínio, ligas leves em geral e aço. A parte móvel da máquina consiste em um pórtico com cremalheira de precisão e acionamento por pinhão. O fuso de alta potência (10 kW em S1) acionado eletricamente com porta-ferramentas HSK-63F permite operações de maquinação, incluindo trabalhos pesados, com ótimos resultados em termos de velocidade e precisão. Um magazine de ferramentas fixo de 14 lugares é instalado a bordo da máquina. Pode ser apoiado com um outro magazine fixo de 14 posições no outro lado da máquina, ou substituído por um magazine motorizado de 14 posições que pode se mover e se aproximar da estrutura do pórtico móvel em ambas as áreas de trabalho, reduzindo as ferramentas e os porta-ferramentas requisito de quantidade e otimizando consideravelmente a programação do software. A máquina pode ser utilizada em modo duplo de forma a minimizar o tempo de parada da máquina, pois é possível trocar a peça (carga/descarga) em tempo "oculto". Também é possível maquinar peças diferentes entre as duas áreas de trabalho. O pórtico é dotado de um resguardo que, além de proteger o operador, também reduz o impacto sonoro no ambiente.
Armazém de Ferramentas
Um espaçoso depósito de ferramentas com 14 lugares está instalado na lateral da máquina. A carcaça com tampa automática oferece proteção ideal para os cones porta-ferramentas contra limalhas e batidas acidentais. Para trabalhar em modo de operação dupla, um segundo magazine de 14 posições pode ser adicionado ao outro lado da máquina, gere um conjunto independente de ferramentas em cada área de trabalho. Em alternativa aos armazéns fixos, pode ser instalado um único armazém motorizado de 14 lugares com eixo NC próprio, que segue o pórtico móvel nas duas áreas de trabalho. Esta solução reduz drasticamente o tempo necessário para trocas de ferramentas e otimiza o número necessário de ferramentas e porta-ferramentas.
Morsas
A morsa pode garantir a fixação correta e segura de grandes perfis de alumínio, aço e ligas leves. O tamanho do torno e o longo curso Y do eletromandril permitem a maquinação de grandes perfis para todos os tipos de aplicações civis e industriais. Cada unidade desliza sobre guias lineares na superfície da máquina. O posicionamento é gerido pelo eixo X. Os contrablocos podem ser montados com rapidez e precisão, tornando a máquina extremamente versátil. A vice-unidade pode ser configurada com um dispositivo de retenção dupla, para maquinar dois perfis em paralelo.
Unidade de Corte
A lâmina de Ø 350 mm fornecida está alojada em um depósito dedicado e possui um sistema de lubrificação independente. É equipado com porta-ferramentas HSK63F e pode trabalhar explorando os 5 eixos interpolados do cabeçote elétrico para seccionar a peça de trabalho. Esta ferramenta versátil permite operações de cortes compostos, cortes retos, fresamento de topo e desbaste com máxima velocidade, segurança e precisão.
Posicionamento do Perfil
Um sistema de morsas está instalada no lado esquerdo de cada uma das duas áreas de trabalho. Nesta configuração, até duas peças de trabalho podem ser maquinadas no modo de operação multipeça ou dupla. A parada certa pode ser simplesmente movida para o final da máquina para maquinação de peças extralongas. Com operações semelhantes e utilizando até 4 paradas opcionais adicionais, a máquina demonstra toda a sua versatilidade de trabalho. Um sistema de laser está disponível para posicionar com precisão as peças de trabalho na superfície de trabalho; este lê cada perfil e define a referência sem a necessidade de paradas mecânicas.
Morsas Adicionais (Opcional)
Se necessário, é possível instalar tornos adicionais além do equipamento padrão da máquina. Desta forma, é possível garantir a fixação perfeita de barras ou secções de barras, mesmo em casos complexos em termos de número, tamanho ou tipos de perfis a serem maquinados. Além disso, as morsas adicionais permitem maior versatilidade na posição da morsa em função do comprimento das peças e da maquinação a ser realizada.
Medidor de perfil dimensional (opcional)
A máquina pode ser opcionalmente equipada com um dispositivo eletrónico que corrige automaticamente os erros dimensionais da peça em comprimento, largura e altura. Desta forma, a precisão da máquina não é influenciada pelas diferenças entre as dimensões teóricas e reais da peça durante a maquinação. Este dispositivo apalpa com precisão o desbaste da peça em várias posições, corrigindo a maquinação em todo o seu comprimento, mesmo com perfis deformados ou empenados.