
NORMA E
Máquina de corte de cabeça dupla com movimento manual da cabeça móvel e deteção da posição através de barra magnética absoluta. A rotação das unidades de corte no eixo vertical (45° para a esquerda e para a direita) e a inclinação no eixo horizontal (45° internos), com regulação manual, permitem cortes combinados também com ângulos intermediários.

Posicionamento da unidade móvel
O posicionamento da unidade móvel ocorre manualmente por meio da rotação do manípulo de movimentação e a deteção da posição ocorre por meio do sistema de medida direto com faixa magnética absoluta. Quando a cabeça móvel atinge o posicionamento correto para o corte a efetuar, o operador é avisado por meio de um indicador luminoso verde posicionado ao lado do manípulo.
Controlo
O painel de controlo, instalado em um suporte deslizante sobre rolamentos ao longo do lado frontal da máquina, permite um posicionamento correto das cabeças móveis conforme as especificações do corte a efetuar. Utiliza um ecrã táctil de 7” e um software completamente personalizado e pleno de funcionalidades especificamente idealizadas para esta máquina. Através da criação das listas de corte o ciclo de maquinação é otimizado, permitindo a redução dos descartes e a diminuição dos tempos para as fases de carga-descarga das peças.


Rotação das cabeças
Além da inclinação em relação à horizontal, as duas unidades de corte giram em relação ao esquadro de apoio do perfil. Este movimento permite um posicionamento de -45° Esq a + 45° no eixo vertical em relação à posição de corte a 90°, inclusive ângulos intermediários. Esta possibilidade permite executar cortes compostos combinando a inclinação e a rotação da unidade de corte.
Inclinação das cabeças
As duas unidades de corte, montadas nos relativos carros, são constituídas por um grupo porta-lâmina que pode ser posicionado, em relação ao plano de apoio do perfil, com inclinação de 90° a 45° para dentro. Os ângulos intermediários de inclinação são ajustados com um sistema de regulação manual que permite executar uma ampla gama de cortes compostos em combinação com a rotação das unidades de corte. As duas unidades de corte possuem proteções locais de comando mecânico da zona de maquinação.


Morsas horizontais e verticais
A máquina possui morsas horizontais e verticais de comando pneumático, equipadas com um dispositivo de baixa pressão que elimina os riscos para o operador permitindo o bloqueio em alta pressão apenas quando encontra-se em condições de segurança. A posição das morsas é regulada manualmente para assegurar o bloqueio correto do perfil na máquina.
Suporte intermediário manual
O suporte intermediário, regulado manualmente, é extremamente útil para a carga e a descarga das peças; também garante a sustentação da barra evitando a sua deformação no caso de corte de peças particularmente longas com perfis muito flexíveis. No suporte intermediário está montado um rolo de material plástico que, devidamente posicionado, permite o apoio perfeito para o perfil. O suporte intermediário pode ser removido quando não for necessário.
